Notícias

20
Junho

Golpe dos boletos clonados' causa prejuízo a empresas e consumidores no RS

Quadrilhas têm acesso a notas fiscais e emitem boletos de cobranças que encaminham valor pago a contas de criminosos. Secretaria da Fazenda identificou 'fragilidades' em sistemas.

Uma fraude vem prejudicando empresas e clientes no Rio Grande do Sul. Quadrilhas de fraudadores têm acesso a notas fiscais e emitem boletos de cobranças que encaminham o valor pago a contas bancárias dos criminosos. O "golpe dos boletos clonados" está cada vez mais comum no estado.


Os golpistas conseguem acesso aos dados de vendas realizadas por várias empresas. Eles montam boletos semelhantes aos originais, com valor da dívida um pouco menor. No lugar da conta bancária dos responsáveis pelo produto ou serviço, está a conta da quadrilha, de uma agência de São Paulo.


A Polícia Civil tenta localizar os beneficiários dos pagamentos. "Nos parece uma fraude que não é somente local, ela já está se expandindo. Existem outros lugares, outras regiões que já se tem notícias desta mesma fraude", diz o delegado Maurício Arlei Posselt.
Foi o que aconteceu com o empresário Gilmar Lang, proprietário de uma clínica veterinária em Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele conta que recebeu os boletos de três compras que realmente fez, que seriam de empresas da cidade, de Santa Rosa e do Rio de Janeiro.
Segundo Lang, os títulos enviados por e-mail chegam com um valor menor que o da compra. "Realmente houve a compra e a gente recebe o e-mail nos concedendo um desconto, e isso acaba levando muitas vezes, quando não temos um controle efetivo, que realmente as coisas aconteçam internamente. Quando não há este controle, acaba se pagando e consequentemente há um prejuízo para a empresa", diz.

O empresário Paulo Lorenzoni também é vítima do golpe. Desde janeiro, clientes dele ligam para dizer que estão recebendo os títulos falsos.


"Seguramente mais de 500 casos de clientes nossos que receberam boletos e tivemos vários que inclusive pagaram, na confiança", conta o empresário. "O pessoal, às vezes na confiança que tem com a empresa, acabou pagando. Infelizmente pagou um título que não era o nosso", lamenta.


Proprietário de uma fábrica de fertilizantes de Taquari, no Vale do Taquari, o empresário José Carlos Lima diz que até o número da nota fiscal aparece nos boletos clonados. Ele cogita a forma como os bandidos conseguem acesso.

"Eles devem ter algum código com o qual entram na Secretaria da Fazenda, porque se fosse pelos Correios, seria sempre boleto. Até nota fiscal cancelada eles clonaram", conta.
Dez boletos falsos foram enviados a clientes de uma fábrica de pigmentos para plásticos de São Leopoldo, na Região Metropolitana. Os golpistas também descobriram o número da nota fiscal eletrônica, ao qual apenas a empresa e a Secretaria da Fazenda deveriam ter acesso
"Um cliente ligou dizendo que havia pago o boleto. Questionamos se poderia passar o comprovante. Passou com um desconto. Falamos que este boleto não era [da empresa], qye não temos conta no Banco do Brasil, como neste caso. Só em outros bancos. Aí vimos que ele estava sendo enganado, e nós também", diz o empresário Marcio Zuchetto.
 

'Fragilidades' nos sistemas
 
Informada sobre o golpe pela reportagem da RBS TV, a Secretaria Estadual da Fazenda, que gerencia o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, diz que foram identificadas "fragilidades" nos sistemas de empresas ao gerar a chave de documentos fiscais eletrônicos. Segundo o órgão do governo, as providências cabíveis estão sendo tomadas.


"A vulnerabilidade consiste na não utilização de número aleatório no campo código numérico que compõe a chave de acesso por parte dos emitentes, possibilitando o acesso indevido às informações dos documentos e ocasionando, inclusive, a ocorrência de fraudes", diz o comunicado.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/golpe-dos-boletos-clonados-causa-prejuizo-a-empresas-e-consumidores-no-rs.ghtml

[-] Voltar

Receba as Novidades

Cadastre seu e-mail e receba todas as notícias sobre Fomento Mercantil.

Confira as Últimas
Notícias

Ver todas [+]
  • 13
    Dezembro

    Entre as várias novidades que deverão entrar em vigor...

    Ler notícia [+]
  • 13
    Dezembro

    Atualmente, cheques abaixo de R$ 300 tem compensação em...

    Ler notícia [+]
  • 04
    Outubro

    Pedidos de falência caem 15,6% em setembro, diz Boa Vista...

    Ler notícia [+]